segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alimente-se Mamãe, Não só coma!


Meninas, eu sei q esse assunto é mais q manjado, que vcs estão cansadas de saber q tem q se alimentar bem e bla bla bla... mas esse é um assunto mto serio mesmo. Qndo as pessoas repetem como um mantra pra que a futura mama coma alimentos saudáveis, não entre em pânico! Ninguém está mandando vc virar uma lagarta e se entupir SÓ de frutas, verduras e legumes, não é isso. Se alimentar de uma forma mais saudável é ter uma alimentação variada, colorida, ter no prato de tudo um pouco, UM POUCO!

O importante é q vc coma menores porções porem com mais frequência, de 3 em 3 horas aproximadamente, para q seu organismo possa assimilar os alimentos e digeri-los sem manter reservas. Pois quando agente fica mto tempo sem comer o corpo entende que não terá alimento e acaba mantendo reservas, oq podemos chamar de gordura. E pra ajudar qndo resolvemos comer estamos famintas e acabamos comendo mais q o necessário.

Agora se vc é vegetariana, ou vegana, procure um especialista na area; um nutricionista com experiencia em vegetarianismo, um obstetra mais "alternativo", um naturólogo especializado em gravidas e/ou alimentação...vale até mesmo trocar uma idéia com sua doula caso ela tenha entendimento na area ou possa te indicar um profissional adequado. Mas nao deixe de ter um acompanhamento q te conforte para no final não transformar esse momento tão deliciosamente complexo, em tortura!

Lembre-se q por mais cuidadosa e saudável q vc possa ser, uma diabetes gestacional pode aparecer, e normalmente não é culpa sua! Mas pra isso a pratica diária de exercícios combinados com a alimentação equilibrada previne bastante. Pode ser uma caminhada no quarteirão por exemplo após as refeições.

Entendemos assim: Nosso organismo vira uma verdadeira "bagunça" durante a gravidez. Todos os seus nutrientes vão preferencialmente para essa nova vida que vc está gerando ai dentro e como grande parte das pessoas não dão a devida atenção para a alimentação, os medicos acabam por nos passar aquela bateria de vitaminas complementares de praxe como ferro, calcio, ácido fólico (ou vitamina B9) e afins... Parece q agente nunca tem nutrientes necessarios pra gente! Principalmente no pós parto. A unha quebra, o cabelo cai, aquela belezura de pele (q eu nao tive) vira uma caca...doi aqui e acolá... Por isso, ouça pacientemente os "pitacos das vovós", leia de fontes confiaveis, se informe e COMA!rs Absorva aquilo que creer ser o melhor para a plantinha que vc germina ai dentro e para vc.

Afinal como dizem: Agente colhe oq agente planta.



 Se vc plantar Mc trash vc colherá os "frutos" disso, além daquele hamburguer poder ficar intalado na sua cintura eternamente! Pense nisso ;)


Essa estoria de comer por dois é só pra vc entender em questão de QUALIDADE e não de quantidade, entendido??

Nenhum comentário:

Postar um comentário